
Precisamos mobilizar os saberes docentes mais importantes para que possamos, como professores, educar em um tempo onde as tecnologias estão presentes nos lares, nas ruas e por que não nas escolas?
Devemos construir um currículo que dialoga com as críticas realizadas a esta prática, uma vez que a epistemologia procura unir as tecnologias digitais aos processos de ensino-aprendizagem com proposta hipertextual e multirreferencial, gerando assim a interação, a co-criação e a autoria. É com este propósito que buscamos uma proposta didática mais colaborativa, mais significativa.As autorias ajudam o aluno e o professor a utilizarem programas e interfaces que contribuem para a educação on-line, podendo ser realizadas para pesquisas e práticas educativas (não apenas utilizadas na EAD). Essa prática on-line é estudada também no campo da cibercultura que vem a conceber "o processo de ensinar e aprender a partir do compartilhamento de narrativas, sentidos e dilemas de docentes e pesquisadores pela mediação das interfaces digitais concebidas como dispositivos de pesquisa-formação."
A abordagem cognitiva é pontencializada, assimo como a comunicação e a pedagogia existente nos jogos eletrônicos e como estes influenciam a nova cultura da juventude atual.
***Nesta primeira parte, as autoras apresentam textos que se relacionam com a autoria, a cibercultura, a cognição e o diálogo com o objetivo de saber educar em nosso tempo; no tempo das TICs.***
Parte 2: As TICs mediando a aprendizagem
Esta segunda parte do livro diz respeito às metodologias colaborativas para a prática pedagógica on-line. A colaboração e a cooperatividade como pontos principais de atividades concretas que fazem com que ocorra, a partir daí, a interação a colaboração e o diálogo entre professores e alunos, sendo esta prática realizada on-line.
Percebemos que muitas funções podem ser praticadas pelos docentes on-line, como a utilização de uma Pedagogia diferenciada, a mediação de discussões pelo professor de forma interativa, a utilização de fóruns de discussão para a prática docente mais lúdica proporcionando, assim, a coletividade, a autonomia, a co-autoria para uma aprendizagem mais significativa, entre outros.
Aprender e ensinar através das Tics, é uma experiência didática que forma uma instituição de práticas pedagógicas referenciada à formação dos professores com abordagem de novas práticas educativas utilizando ferramentas que contribuem para o obejto da aprendizagem.
2 comentários:
Seria uma nova maneira de encarar o ensino continuado do aluno, onde ele deve se reconhecer mais autor do próprio discurso, da própria aprendizagem, em uma busca mais individualizada e autônoma. É um excelente recurso, por onde o aluno assume a sua parcela do ensino-aprendizagem ocorrido dentro de sala de aula, em grupo. Através dos mecanismos virtuais compõe-se como gerador e reconhecedor das próprias limitações, do próprio progresso. Oferece ao professor a oportunidade de filtrar de maneira mais enfática e verossímil a própria conduta dentro de sala, assim poderá adequar-se de maneira mais eficiente às necessidades da turma e dos seus alunos.
E mais, o professor assume o papel de mediador sem perder a sua importância. O aluno necessita também de orientacão, por mais que tenha intimidade com o computador, com a internet. O professor passa a buscar uma didática diferenciada, um projeto pedagógico baseado na atualidade onde as Tecnologias da Informacão e da Comunicacão estão presentes, proporcionando uma aprendizagem mais lúdica e por fim significativa.
Através do diálogo que se dá o processo de conflito de idéias proporcionando a interacão, sendo sempre mediada pelo computador e tendo o professor como o "líder da mesa" interagindo com seus alunos e reforcando suas idéias.
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