quarta-feira, 30 de abril de 2008

Interação Mediada por Computador

Qual a problemática da Interação? O que é Interação Mediada por Computador?

A partir desses questionamentos que o livro Interação Mediada por Computador de Alex Primo vem tratar de interação, diálogo, bidirecionalidade, comunicação interpessoal etc.
Percebemos que a problemática da interação está na dificuldade em compreender e definir o contamporâneo do que se está falando. É necessário entender sobre aquilo que se está falando para que se possa chegar ao conceito do que deve ou não ser estudado.
E essa interação ocorre através do computador para que se possa estudar o que acontece ENTRE os agentes, não é estudar pessoa-computador, mas o que acontece entre. Como se dá essa interação?
No livro do Alex Primo podemos perceber que nos dias atuais tem ocorrido muita informação e menos comunicação, o qual o autor faz uma analogia com o cru e o cozido. Segundo ele, para haver comunicação é necessário que ocorra o conflito de idéias para que siga um debate e, com isso, transgredir em interação uma vez que a comunicação se dá a partir do conflito de idéias e não do acordo delas. Já a informação é "jogada" na web e somente ocorre a transmissão e a consulta por parte dos agentes, sem que haja interação.
A discussão central do livro é baseada no fato da comunicação interpessoal ser diferente da comunicação presencial, uma vez que a comunicação interpessoal pode ocorrer mediada pelo computador através dos chats, blogs e outros programas voltados para a interação.
Podemos perceber também a importância do conceito de "interatividade", mas o que vem a ser "interatividade"? Segundo Primo, o termo "interatividade" nada mais é do que um slogan de marketing e que caiu no senso comum. Para o autor o que existe é a interação e "interatividade" pode ser um termo associado à tecnologia que liga o inter e tecnologia. Podemos definir melhor o termo "interatividade" a partir de três reações segundo Marco Silva (2000): "A primeira é aquela que vê mera aplicação oportunista de um termo "da moda" para significar velhas coisas, como diálogo e comunicação. Para a segunda reação, interatividade tem a ver com ideologia, publicidade, estratégia de marketing, fabricação de adesão, produção de opinião pública, aquilo que legitima a expansão globalizada do novo poderio tecno-industrial baseado na informática. E fazem parte da terceira reação os que dizem jamais se iludir com a interatividade homem-computador, pois acreditam que, por trás de uma aparente inocência da tecnologia "amigável", "soft", o que há é rivalidade e dominação da técnica, promovendo a regressão do homem à condição da máquina."
O que mais importa diante da discussão sobre o que é "interatividade" é saber que os avanços tecnológicos oferecem, além de tudo, formas de mediação para que ocorra a comunicação e a interação, favorecendo a cultura e potencializando diálogo. E saber que os sistemas interativos proporcionados pelas TIC´s permitem a autonomia, a criatividade, a co-autoria, entre outros.

Nenhum comentário: