quinta-feira, 3 de abril de 2008

Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais

Estudando o livro organizado por Edméa Santos e Lynn Alves, percebo que, na primeira parte, os Fundamentos Espitemológicos têm como objetivo a utilização das tecnologias digitais como recurso cultural de aprendizagem baseado em um contexto totalmente direcionado às práticas pedagógicas.
Precisamos mobilizar os saberes docentes mais importantes para que possamos, como professores, educar em um tempo onde as tecnologias estão presentes nos lares, nas ruas e por que não nas escolas?
Devemos construir um currículo que dialoga com as críticas realizadas a esta prática, uma vez que a epistemologia procura unir as tecnologias digitais aos processos de ensino-aprendizagem com proposta hipertextual e multirreferencial, gerando assim a interação, a co-criação e a autoria. É com este propósito que buscamos uma proposta didática mais colaborativa, mais significativa.
As autorias ajudam o aluno e o professor a utilizarem programas e interfaces que contribuem para a educação on-line, podendo ser realizadas para pesquisas e práticas educativas (não apenas utilizadas na EAD). Essa prática on-line é estudada também no campo da cibercultura que vem a conceber "o processo de ensinar e aprender a partir do compartilhamento de narrativas, sentidos e dilemas de docentes e pesquisadores pela mediação das interfaces digitais concebidas como dispositivos de pesquisa-formação."
A abordagem cognitiva é pontencializada, assimo como a comunicação e a pedagogia existente nos jogos eletrônicos e como estes influenciam a nova cultura da juventude atual.
***Nesta primeira parte, as autoras apresentam textos que se relacionam com a autoria, a cibercultura, a cognição e o diálogo com o objetivo de saber educar em nosso tempo; no tempo das TICs.***

Parte 2: As TICs mediando a aprendizagem

Esta segunda parte do livro diz respeito às metodologias colaborativas para a prática pedagógica on-line. A colaboração e a cooperatividade como pontos principais de atividades concretas que fazem com que ocorra, a partir daí, a interação a colaboração e o diálogo entre professores e alunos, sendo esta prática realizada on-line.
Percebemos que muitas funções podem ser praticadas pelos docentes on-line, como a utilização de uma Pedagogia diferenciada, a mediação de discussões pelo professor de forma interativa, a utilização de fóruns de discussão para a prática docente mais lúdica proporcionando, assim, a coletividade, a autonomia, a co-autoria para uma aprendizagem mais significativa, entre outros.
Aprender e ensinar através das Tics, é uma experiência didática que forma uma instituição de práticas pedagógicas referenciada à formação dos professores com abordagem de novas práticas educativas utilizando ferramentas que contribuem para o obejto da aprendizagem.

2 comentários:

M. Cambará N. disse...

Seria uma nova maneira de encarar o ensino continuado do aluno, onde ele deve se reconhecer mais autor do próprio discurso, da própria aprendizagem, em uma busca mais individualizada e autônoma. É um excelente recurso, por onde o aluno assume a sua parcela do ensino-aprendizagem ocorrido dentro de sala de aula, em grupo. Através dos mecanismos virtuais compõe-se como gerador e reconhecedor das próprias limitações, do próprio progresso. Oferece ao professor a oportunidade de filtrar de maneira mais enfática e verossímil a própria conduta dentro de sala, assim poderá adequar-se de maneira mais eficiente às necessidades da turma e dos seus alunos.

Priscilla Barna disse...

E mais, o professor assume o papel de mediador sem perder a sua importância. O aluno necessita também de orientacão, por mais que tenha intimidade com o computador, com a internet. O professor passa a buscar uma didática diferenciada, um projeto pedagógico baseado na atualidade onde as Tecnologias da Informacão e da Comunicacão estão presentes, proporcionando uma aprendizagem mais lúdica e por fim significativa.
Através do diálogo que se dá o processo de conflito de idéias proporcionando a interacão, sendo sempre mediada pelo computador e tendo o professor como o "líder da mesa" interagindo com seus alunos e reforcando suas idéias.