quarta-feira, 30 de abril de 2008

Interação Mediada por Computador

Qual a problemática da Interação? O que é Interação Mediada por Computador?

A partir desses questionamentos que o livro Interação Mediada por Computador de Alex Primo vem tratar de interação, diálogo, bidirecionalidade, comunicação interpessoal etc.
Percebemos que a problemática da interação está na dificuldade em compreender e definir o contamporâneo do que se está falando. É necessário entender sobre aquilo que se está falando para que se possa chegar ao conceito do que deve ou não ser estudado.
E essa interação ocorre através do computador para que se possa estudar o que acontece ENTRE os agentes, não é estudar pessoa-computador, mas o que acontece entre. Como se dá essa interação?
No livro do Alex Primo podemos perceber que nos dias atuais tem ocorrido muita informação e menos comunicação, o qual o autor faz uma analogia com o cru e o cozido. Segundo ele, para haver comunicação é necessário que ocorra o conflito de idéias para que siga um debate e, com isso, transgredir em interação uma vez que a comunicação se dá a partir do conflito de idéias e não do acordo delas. Já a informação é "jogada" na web e somente ocorre a transmissão e a consulta por parte dos agentes, sem que haja interação.
A discussão central do livro é baseada no fato da comunicação interpessoal ser diferente da comunicação presencial, uma vez que a comunicação interpessoal pode ocorrer mediada pelo computador através dos chats, blogs e outros programas voltados para a interação.
Podemos perceber também a importância do conceito de "interatividade", mas o que vem a ser "interatividade"? Segundo Primo, o termo "interatividade" nada mais é do que um slogan de marketing e que caiu no senso comum. Para o autor o que existe é a interação e "interatividade" pode ser um termo associado à tecnologia que liga o inter e tecnologia. Podemos definir melhor o termo "interatividade" a partir de três reações segundo Marco Silva (2000): "A primeira é aquela que vê mera aplicação oportunista de um termo "da moda" para significar velhas coisas, como diálogo e comunicação. Para a segunda reação, interatividade tem a ver com ideologia, publicidade, estratégia de marketing, fabricação de adesão, produção de opinião pública, aquilo que legitima a expansão globalizada do novo poderio tecno-industrial baseado na informática. E fazem parte da terceira reação os que dizem jamais se iludir com a interatividade homem-computador, pois acreditam que, por trás de uma aparente inocência da tecnologia "amigável", "soft", o que há é rivalidade e dominação da técnica, promovendo a regressão do homem à condição da máquina."
O que mais importa diante da discussão sobre o que é "interatividade" é saber que os avanços tecnológicos oferecem, além de tudo, formas de mediação para que ocorra a comunicação e a interação, favorecendo a cultura e potencializando diálogo. E saber que os sistemas interativos proporcionados pelas TIC´s permitem a autonomia, a criatividade, a co-autoria, entre outros.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais

Estudando o livro organizado por Edméa Santos e Lynn Alves, percebo que, na primeira parte, os Fundamentos Espitemológicos têm como objetivo a utilização das tecnologias digitais como recurso cultural de aprendizagem baseado em um contexto totalmente direcionado às práticas pedagógicas.
Precisamos mobilizar os saberes docentes mais importantes para que possamos, como professores, educar em um tempo onde as tecnologias estão presentes nos lares, nas ruas e por que não nas escolas?
Devemos construir um currículo que dialoga com as críticas realizadas a esta prática, uma vez que a epistemologia procura unir as tecnologias digitais aos processos de ensino-aprendizagem com proposta hipertextual e multirreferencial, gerando assim a interação, a co-criação e a autoria. É com este propósito que buscamos uma proposta didática mais colaborativa, mais significativa.
As autorias ajudam o aluno e o professor a utilizarem programas e interfaces que contribuem para a educação on-line, podendo ser realizadas para pesquisas e práticas educativas (não apenas utilizadas na EAD). Essa prática on-line é estudada também no campo da cibercultura que vem a conceber "o processo de ensinar e aprender a partir do compartilhamento de narrativas, sentidos e dilemas de docentes e pesquisadores pela mediação das interfaces digitais concebidas como dispositivos de pesquisa-formação."
A abordagem cognitiva é pontencializada, assimo como a comunicação e a pedagogia existente nos jogos eletrônicos e como estes influenciam a nova cultura da juventude atual.
***Nesta primeira parte, as autoras apresentam textos que se relacionam com a autoria, a cibercultura, a cognição e o diálogo com o objetivo de saber educar em nosso tempo; no tempo das TICs.***

Parte 2: As TICs mediando a aprendizagem

Esta segunda parte do livro diz respeito às metodologias colaborativas para a prática pedagógica on-line. A colaboração e a cooperatividade como pontos principais de atividades concretas que fazem com que ocorra, a partir daí, a interação a colaboração e o diálogo entre professores e alunos, sendo esta prática realizada on-line.
Percebemos que muitas funções podem ser praticadas pelos docentes on-line, como a utilização de uma Pedagogia diferenciada, a mediação de discussões pelo professor de forma interativa, a utilização de fóruns de discussão para a prática docente mais lúdica proporcionando, assim, a coletividade, a autonomia, a co-autoria para uma aprendizagem mais significativa, entre outros.
Aprender e ensinar através das Tics, é uma experiência didática que forma uma instituição de práticas pedagógicas referenciada à formação dos professores com abordagem de novas práticas educativas utilizando ferramentas que contribuem para o obejto da aprendizagem.

terça-feira, 1 de abril de 2008

A Internet como Recurso Didático-Pedagógico

Em minha monografia de conclusão do curso de Letras na UNESA, utilizei como estudo de pesquisa a Internet como fonte principal de recurso estudantil nos dias atuais.
Os alunos utilizam-se de pesquisas em sites de buscas, chats, fóruns como ferramentas auxiliadoras para seus estudos. Mas, até que ponto, a Internet é vista como um recurso didático-pedagógico nas escolas?